27 de outubro de 2013

Interações mais importante na prática diária.

Uso concominante de 
Drogas depressoras do Sistema Nervoso Central
Quando associadas drogas como analgésicos opiáceos, benzodiazepínicos, antipsicóticos, barbitúricos e álcool, o paciente pode apresentar aumento da depressão do SNC, depressão respiratória e hipotensão. Como conduta, podemos monitorar a depressão do SNC, depressão respiratória e a hipotensão.

Interação com agentes antiparkinsonianos.
A levodop apresenta cerca de 80 interações medicamentosas relatadas na literatura, sendo as mais perigosas com inibidores da monoaminoxudase ( como a fenelzina e tranilcipromia), que ocasionam um perigoso aumento de pressão arterial devido à inibição de metabolização de levodopa, elevando à estimulação de receptores dopaminérgicos. Essa associação deve ser evitada.

Interações com anticonvulsivantes
Anticonvulsivantes ( como fenobarbital, ácido valproico, carbamazepina, alprazolan, fenitoína), podem provocar uma diminuição do efeito anticonvulsivante, com risco de aparecimento de crises epléticas em pacientes com ess patologia. Outro risco para essa associação é a depressào aditiva do SNC.
A fenitoína, quando associada a sulfas, pode apresentar um aumento do efeito da primeira com risco de toxidade, tornando-se necessário ajustar a dose de fenitoína. Isso ocorre também com a cimetidi a ( ranitidina não causa esta reação).

Interações com Agentes Antipsicótico
A clorpromazina, a flufenazina e o haloperidol, quando associados com drogas agonistas adrenérgicas como a adrenalina, a noradrenalina e a dobutamina, podem apresentar severa hipotensão e taquicardia. Se a hipotensão ocorrer, usar um simpáticomimético alfa-adrenérgico.
Clopromazina, quando associada à cisaprida, pode ocasionar risco de morte ao paciente, pois provica arritmias graves.
O haloperidol em conjunto com sais de lítio pode causar encefalopatias, efeitos extrapiramidais, febre, leucocitose e alterações de consciência: quando essa associação forestrimamente necessária, é importante fazer um acompanhamento próximo do paciente, principalmente nas três primeiras semanas.
Clorpromazina e flufenazina, quando associados as drogas anti- hipertensivas( como a clonidina, captropil, hidroclorotiazida, enalapril, espironolactona, furosemida, metildopa e propalonol), causam hipotensão aditiva; se o anti-associado a metildopa resulta em maior toxicidade para o primeiro. Essas associações devem ser evitadas.